sphere é uma banda de quatro dubladoras de animes, trazendo aí um novo elemento para essa cultura e vertente pop voltada para temas de animações japonesas. ISM (download aqui) é o quarto álbum de estúdio das meninas e já estreou na quarta posição da Oricon em seu primeiro dia de vendas, mas a pergunta que fica é: O que difere sphere das demais seiyuu’s?  Será que elas conseguem apresentar um disco consistente e inovador? Bom essa e demais respostas estão logo abaixo:

SPHERE-ISM” é um ótimo começo de álbum, e a sensação que você tem é que a banda vai apresentar uma canção totalmente diferente do que a banda propõe nesse seguimento de anime song. O que não é tão diferente, claro que os elementos estão gritantes, mas ela consegue se destacar facilmente por ter uma construção bem arquitetada e que soe atraente. “CHANCE!” por sua vez trás uma produção mais comum, mas que diverte principalmente pelo refrão pegajoso.

Em “vivid brilliant door!” o clima mágico e colorido se mantém, o que a diferencia da faixa anterior são os instrumentos de sopro que dão um novidade em sua produção. “Miracle shooter” ganha um ar mais ácido mesmo que soa bem kawaii, ela tem uma guitarra mais eletrizante, mas a faixa não consegue marcar, diferente de “&SPARKLIFE” que tem uma produção mais coesa.

Ippun Ichibyou Kimi to Boku no” tem um clima de encerramento de anime com aquele ar nostálgico e fofo, os violinos que são responsáveis de criar essa atmosfera mais saudosista. A banda aproveita um clima mais acústico em “LOST SEASON” e que realmente estava funcionando até seu refrão soar datado e não conseguir sustentar toda a produção que estava indo muito bem. “Ai ni Deai Koi wa Tsuzuku” tem uma série de informações o que faz com que soe um tanto bagunçada em alguns momentos, então não teve um bom exito em trazer o disco para uma zona interessante. A banda tem um momento que surpreende que é com a balada “Yuudachi no Kakera” que mesmo com alguns elementos de anime song ela soa como uma balada de j-pop criando um clima bem agradável. A banda volta a surpreender com um clima mais jazz em “Imagination wa Owaranai“, criando uma faixa que consegue sair um pouco fora da linha delas, com um arranjo e nuances bem atrativas, todavia seu refrão não consegue ter exito em soar instigante.

Jounetsu CONTINUE” é mais uma anime song produzida exatamente com essa finalidade, não trás elementos novos ou surpreendentes, mas funciona. “My Only Place” é uma balada com o vocal bem harmonioso das meninas e um piano criando uma música bem encantadora e emocionante, mesmo sua duração longa isso não prejudica que o arranjo e a interpretação das meninas possam de prender do início ao fim.

O álbum parece seguir um ritmo bem divertido e original quando vem “DREAMS, count down!“, o rap fofinho das meninas mesclado ao refrão ensolarado e leve cria um ritmo perfeito, um frescor necessário para o disco. Já a última faixa, “Kimi Omou Sora” encerra de uma forma mais clichê o álbum, bem zona comum, porém como a maioria do álbum, ela acerta e combina bem com os vocais da banda.

Sphere_-_ISM_promo.jpg

O ISM é um álbum que surpreende em alguns momentos e os destaques ficam por conta de “SPHERE-ISM“, “My Only Place” e “DREAMS, Count down!” que apresentam canções mais originais e que vão agregar mais credibilidade a banda, porém as demais faixas do disco não são ruins, apenas apostam no salvo sem sair muito do que o público cativo possa esperar. Sua tracklist comete alguns deslizes, principalmente no final que poderia muito bem encerrar com a balada “My Only Place“, mas acaba aí ficando meio perdida  após duas mais agitadas.

ims11. SPHERE-ISM 75/100
2. CHANCE! 65/100
3. vivid brilliant door! 68/100
4. Miracle shooter 55/100
5. & SPARKLIFE 66/100
6. Ippun Ichibyou Kimi to Boku no 62/100
7. LOST SEASON 43/100
8. Ai ni Deai Koi wa Tsuzuku 45/100
9. Yuudachi no Kakera 70/100
10. Imagination wa Owaranai 60/100
11. Jounetsu CONTINUE 60/100
12. My Only Place 80/100
13. DREAMS, Count down! 78/100
14. Kimi Omou Sora 68/100
Anúncios

Um comentário em “ALBUM REVIEW: sphere – ISM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s