Passei muito tempo pensado se comentaria ou não o álbum das AKB48, porque todo mundo sabe que os discos delas são apenas um amaranhado de singles lançado por um ciclo de um ou dois anos não adicionando nenhuma faixa inédita. A outra razão é porque eu acompanhei de perto os lançamentos delas no ano anterior e de verdade poucas faixas ficaram em minha memória, então não sabia se seria bom fazer uma review de algo que nitidamente minha opinião seria negativa, mas pensei em dar uma chance para as meninas por serem extremamente populares e porque “High Tension” foi uma das faixas mais marcantes lançadas por uma banda feminina no j-pop ano passado. Thumbnail (download aqui) é o quinto álbum de estúdio da banda, vamos conferir a versão Theater, porque eu não vou ficar baixando 3 versões e comentar todas as faixas, peguei o que tem as 10 músicas oficiais da AKB48, descartando boa parte das sub-units e das faixas para arrecadar vendas para os fãs, enfim, vamos lá:

UM CLIPE DE 14 MINUTOS, GAGA COULD NEVER ❤

E ao olhar a tracklist do álbum chego a conclusão que os produtores nem se deram ao trabalho de tornar o disco uma ouvida mais saudável ou surpreendente, simplesmente colocaram os singles em ordem cronológica. Abrindo  o disco vem “Kuchibiru ni Be My Baby“, que não acrescenta em nada na carreira de qualquer banda no segmento idol, ela é doce, colorida, mas infelizmente não tem nada que marque. “365 Nichi no Kamihikouki” é uma balada derivativa e genérica, não emociona, soou como uma faixa muito mais para o final do disco do que o começo, talvez se encaixasse um pouco melhor. A sequência de singles melhora com “Kimi wa Melody” que não é nem doce nem amarga, ela é um filler inofensivo, talvez funcione melhor com fãs do estilo idol. Mas a música que merece ser apagada é “Tsubasa wa Iranai“, essa sonoridade é realmente algo que não desceu, ainda mais com os vocais das meninas, gera um desconforto tremendo ouvir essa música.

Após sobreviver  ao quarteto fantástico que abre o disco está na hora de sermos agraciados com alguma coisa pra amaciar os ouvidos e vem “LOVE TRIP“, que é realmente boa, tem potencial e consegue marcar a carreira das AKB48. Uma pena que sua sucessora seja “Shiawase wo Wakenasai“, uma balada que não há como identificar o refrão de tão homogênea que ela soa, e consegue ser mais sem emoção do que a segunda faixa do disco. Provando que nada está perdido vem “Hikari to Kage no Hibi” que é realmente uma balada boa de se ouvir ela vai crescendo e tem um refrão bem melódico, tocante e adocicado.

High Tension” é o ponto mais alto das AKB48 em anos e também o seu melhor momento do disco. A canção começa mostrando para o que veio vai se desenvolvendo até chegar a um refrão impactante. Ponto para as meninas por apresentarem seu melhor single, além de provavelmente a despedida mais digna de uma integrante de girlband do Japão. E as AKB48 apresentam mais uma balada agradável com “Ano Hi no Jibun“, tem uma atmosfera mais nostálgica e mágica aqui, além de um arranjo mais sutil e delicado. A banda se mantém desperta em “Dare ga Watashi wo Nakaseta?” que tem um ar mas melancólico, dramático e intenso, fluindo de uma maneira interessante. A faixa ficaria muito bem encerrando o disco já que é um dos pontos altos dele, mas vem quem recebe essa tarefa é “Subete wa Tochuu Keika“, que é melosa e colorida, mas bem inofensiva, além de uma escolha bem óbvia.

tumbnail2.png

Thumbnail é um disco onde a coesão é mandada para o espaço, onde as canções foram organizadas na sequência do seu lançamento, deixando evidente que esse LP tem apenas a função de fechar um ciclo e recomeçar a série de singles das AKB48. O álbum tem metade das músicas em piloto automático, sem trazer absolutamente nada de novo para a banda, apenas lançando canções típicas para consumo e altamente voláteis. Enquanto a outra metade mostra as meninas tentando fazer o idol ir para zonas diferentes, explorando melhor seus talentos e produções, o que realmente faz com que a desventura de ouvir o Thumbnail não seja desgastante.

nkcd-67771. Kuchibiru ni Be My Baby 45/100
2. 365 Nichi no Kamihikouki 43/100
3. Kimi wa Melody 50/100
4. Tsubasa wa Iranai 30/100
5. LOVE TRIP 76/100
6. Shiawase wo Wakenasai 32/100
7. Hikari to Kage no Hibi 72/100
8. High Tension 85/100
9. Ano Hi no Jibun 67/100
10. Dare ga Watashi wo Nakaseta? 73/100
11. Subete wa Tochuu Keika 65/100
Anúncios

Um comentário em “ALBUM REVIEW: AKB48 – Thumbnail

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s