Asako Toki é uma cantora japonesa que já tem mais de dez anos de carreira, seu novo disco PINK teve a sua prévia postada pelo canal oficial da avex trax uma semana antes do seu lançamento e realmente me despertou interesse assim que ouvi o que as faixas poderiam ser, surpreendendo não só por seu vocal mais bem colocado como também sua produção soar mais diferenciada do que estamos acostumados a ouvir no jpop, e é por isso que PINK (baixar aqui) ganha sua review no Japonesque Divas:

City Lights” (introdução) abre o disco de maneira acústica e um tanto genuína, já que parece ser gravada em no centro de Tóquio onde você pode ouvir pessoas conversando, sons característicos de uma cidade, até que sintetizadores entram criando uma atmosfera diferente e retirando os elementos urbanos, já nos mostrando que o disco vai mesclar uma sonoridade única com o eletrônico e é nesse ritmo que vamos para “PINK” que soa como uma canção eletrônica vai preencher boa parte da canção até te guiar a um som mais orquestrado sem soar desconexo e ainda vai se misturar aos sintetizadores e batidas do EDM, criando uma faixa bem redonda. Os mesmo elementos estão presentes em “Valentine” que é uma canção mais animada e adocicada, seu diferencial é começar com um ar orquestrado para depois a produção eletrônica invadir a faixa, deixando o refrão bem marcante e pegajoso. “Fancy Time” te um ar futurista e ao mesmo tempo sensual, tendo um o solo de sintetizadores é realmente brilhante e viciante que ainda surpreende por surgir no segundo refrão com instrumentos de sopro aumentando o teor diferente de sua produção. “Shibo” é uma faixa mais delicada, os sintetizadores aqui tem menos força que as demais e o próprio arranjo soa mais doce, é uma canção agradável, porém ela não é tão marcante funciona bem onde está posicionada, e não mancha o desenvolvimento do álbum. Já “Rain Dancer” é uma synthwave perfeita ela te joga mesmo dentro de uma dimensão bem anos oitenta e vai crescendo até chegar ao seu refrão que é totalmente pegajoso, provavelmente a faixa mais comercial do disco, a produção focou apenas no lado mais eletrônico deixando de lado o teor mais orquestral dele. Em “Blue Moon” temos um PBR&B que vai mesclar o r&b ao eletrônico de maneira bem harmônica trazendo você para uma atmosfera mais sensual, o piano que toca de fundo deu todo um ar noturno e ardente a delicado a música que atrelado aos vocais de Asako deixou tudo no ponto. O disco comete seu primeiro erro na sequência de faixas quando coloca “Blue Moon” entre duas synthwave, sendo a sucessora “Fried Noodles” que tem o mesmo ar oitentista, e ela mentém o disco em uma onde de frescor e animada, o único defeito da canção é soar repetitiva não trazendo um elemento de quebra grandioso, mas ainda sim consegue funcionar. “SPUR” tem uma abertura angelical e um ar mágico que é mantido por toda a faixa atrelado a um vocal mais adocicado, combinando perfeitamente para encerrar o disco. Porém quem é responsável por isso é “Peppermint Town” que é uma mid-tempo agradável, o único defeito da faixa por assim dizer é não ter um middle-8 a altura de sua produção, mas mesmo assim ela cumpre bem o seu papel de encerrar o disco.

pink01. City Lights 100/100
02. PINK 92/100
03. Valentine 95/100
04. Fancy Time 97/100
05. Shibo 75/100
06. Rain Dancer 100/100
07. Blue Moon 98/100
08. Fried Noodles 76/100
09. SPUR 73/100
10. Peppermint Town 70/100

Anúncios

13 comentários em “ALBUM REVIEW: Asako Toki – PINK

  1. Muito obrigada por essa dica deliciosa! Por isso que eu amo o JPop, tem sempre uma banda/cantora relativamente desconhecida e com músicas de qualidade pra conhecer. Esses últimos tempos fiquei viciada num EP de uma banda chamada Cicada chamado Loud Colors (graças ao miusiq <3) já até baixei mais da discografia pra ver se tem mais coisa boa, e antes dela foram as divas do Charisma.com.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s