Aiko é uma das maiores solistas do Japão até hoje, já foi eleita por dois anos consecutivos a cantora do ano pela Oricon, além de possuir quase vinte anos de carreira no topo das paradas. Famosa por suas baladas de piano atrelado com um ritmo pop/rock, ela lança May Dream, o seu décimo segundo álbum de estúdio. O disco detém o grande sucesso, Motto, uma das canções de maior destaque nas vendas digitais do Japão em 2016.

news_header_aiko_art201602.jpg

May Dream tem seu início mesclando notas no piano com a voz doce de aiko para apresentar Nanjin Nanpun (Que horas?) e após um solo de guitarra surge como um sonho ela vai entregando uma música que passa de fato a sensação de estar entrando em um sonho. O álbum ganha um ritmo mais vibrante com Atashi no Mukou (Além de mim mesma) que mescla uma guitarra eletrizante com o som de uma orquestra, além do famoso solo de piano da aiko, que nessa faixa em especial esta de tirar o fôlego. Em Reitoubin (Entrega congelada) o disco mantém o clima mais ensolarado e vibrante, em determinado momento aiko nos surpreende em uma atmosfera de jazz para voltar ao pop rock, e tudo isso é feito de maneira muito singela, como se fosse algo natural. E damos sequencia à Motto (Mais), uma das melhores baladas lançadas em 2016 na música japonesa, a canção começa já promissora revelando versos do refrão, o desenho da música é envolvente e extremamente bem arranjado, os vocais exploram muito bem os graves e agudos, além de soar radiofônica o suficiente para pegar o público mais jovem. Em Shingou (Sinal), temos uma faixa mais animada, na introdução a guitarra soa como sinos tocando, e em seu refrão cativa o ouvinte, já em Yumemiru Sukima (Sonho de apuramento) temos uma vibe bem mais diferente, lembrando um pouco do Blues e Jazz, dentro do estilo bem característico da cantora. Ai Dake Wa (Só o amor é) soa como um encerramento perfeito para o May Dream, intimista, delicado e tocante. O piano e a voz de aiko te fazem sentir cada palavra cantada. O único erro foi na organização, estar após uma música tão intensa, deixa que toda essa beleza passe despercebida e soa derivativa, em meio ao álbum. O álbum volta a brilhar mais que nunca com Suki Kirai (Gostos e Desgostos), as batidas te convidam para dançar despretensiosamente, em Kakera no Kokoro (Pedaço do Coração) temos um começo mais acústico que vai te envolvendo aos poucos, toda a atmosfera da música é bem amena, para te guiar até Taisetsu na Ima (Importante Agora) com versos iniciais que soam de maneira suave, para que no refrão a música fique mais animada, sem perder sua delicadeza. Aizu (Deixa) é mais uma balada bem típica da aiko, ela não tem algo muito diferente, soa agradável. Em Puramai (Mais Menos) que retoma o álbum ao seu eixo mais ensolarado, trás uma energia boa e faz com que você se envolva no ritmo. May Dream encerra com Aoi Hi (Dia Azul), o foco fica por conta da guitarra atrelado aos vocais de aiko até chegar ao refrão e surgir uma série de violinos que trazem a leveza ideal para se encaixar a voz da cantora.

untitled-8

May Dream faz jus ao seu título, Pode Sonhar, onde grande parte das músicas te causam uma sensação agradável e de uma leveza absoluta. Os arranjos são perfeitos e muito bem desenvolvidos, criando uma série de acordes surpreendentes, mesclando gêneros musicais e explorando o melhor da voz da aiko. É realmente uma das pérolas do jpop de 2016, mesmo tendo um dois pequenos deslizes na sequência de faixas, o álbum consegue se superar a cada música.

  1. Nanji Nanpun 85/100
  2. Atashi no Mukou 100/100
  3. Reitoubin 95/100
  4. Motto 100/100
  5. Shingou 95/100
  6. Yumemiru Sukima 85/100
  7. Ai Dake wa 80/100
  8. Suki Kirai 90/100
  9. Kakera no Kokoro 75/100
  10. Taisetsu na Ima 80/100
  11. Aizu 65/100
  12. Puramai 90/100
  13. Aoi Hi 75/100
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s